Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2013


 

Ricardo Silveira - Sky Lights - 1989

 


Ricardo Silveira
No final da década de oitenta eu já tocava violão e era um ‘habitué’ das lojas de vinis do bairro de Pinheiros, onde morava em São Paulo. Com minha mesada em mãos, adentrava os estabelecimentos feito criança em loja de doces, garimpando tudo o que estivesse ao meu alcance – era sempre uma festa.

Numa dessas tardes, ao ‘folhear’ a prateleira dos instrumentais, um album me chamou bastante a atenção – era um disco de um novo quinteto do Rio de Janeiro chamado High Life. O curioso é que somente depois vim a realizar que havia adquirido o registro fonográfico de um verdadeiro clássico na história da moderna música instrumental brasileira , e naquela ocasião por pura e feliz obra do acaso.

O fato é que a ficha técnica do LP trazia um guitarrista do qual, logo à primeira audição, nunca mais me esqueci e que, posteriormente, passou a fazer parte do hall de minhas maiores referências em meu instrumento - Ricardo Silveira.

Ao acompanhar mais de perto o trabalho e a fantástica trajetória de Ricardo, claramente nota-se que, além do extraordinário instrumentista , trata-se de um grande compositor e arranjador, lírico e original, qualidades essas impressas em seus diversos discos solos Bom de tocar, Long Distance, - Skylight, Amazon Secrets, Smallworld, Storyteller, Noite Clara, Outro Rio.

Ele tem uma maneira absolutamente peculiar de tratar o ‘tocar’ e o ‘compor’, como dois universos independentes, mas que se encontram e se harmonizam perfeitamente. Isso é raríssimo, especialmente em um instrumentista desse porte. Sendo um craque absoluto, um virtuose em seu instrumento, Silveira improvisa com total fluência, sempre de forma muito expressiva e eloquente, e domina de forma inpressionante tanto a linguagem brasileira do rítmo e da poesia como a americana dos encadeamentos harmônicos.

Por outro lado, como compositor, seus alicerces vêm da grande canção brasileira. Mesmo quando envernizadas pelo Choro, Jazz, funk, folk ou rock, as composições de Ricardo revelam-nos um cancionista apaixonado.

Após escutar ‘Até Amanhã’, os primeiros sentimentos que me vieram foram os de surpresa e gratidão.

Surpresa pela absoluta reinvenção de cada um dos temas já conhecidos, e aqui regravados. As faixas foram revestidas em arranjos e performances que as tornaram atemporais – seja pela concepção de base, toda gravada ‘ao vivo’ por um ‘power-trio’, com o qual Silveira vem excursionando ultimamente e construindo uma cumplicidade e afinidade incríveis – Seja pelos arranjos sofisticados e inventivos de Vittor Santos, Marcelo Martins, Jessé Sadoc e dele mesmo, ou pela sonoridade belíssima do CD, bem acústica e fiel, sem muitos efeitos.

Gratidão, pois trata-se de um disco de celebrações – aos amigos, às parcerias, ao violão e a guitarra, à brasilidade, à própria música e à vida, e Ricardo gentilmente nos convida a todos a participar desse evento na mais privilegiada das condições – a de degustadores da música resultante desse encontro especial.
Talvez por isso mesmo ‘Até amanhã’ seja tão profundamente generoso com os instrumentistas e arranjadores participantes. Traz fundamentalmente o melhor de cada um, pois coloca-os sempre à vontade dentro de suas especialidades ( e aqui, o mérito é do Ricardo produtor).

Se Ricardo Silveira já consagrou-se como uma indiscutível e imensa referência em seu instrumento pelo mundo afora , neste projeto nos mostra que o grande artista nunca se acomoda em seus próprios louros - ao contrário, reinventa-se, ousa, arrisca, inquieta-se, sempre. E é justamente exercendo esta qualidade inerente aos grandes, que Ricardo acerta mais uma vez, em cheio - com este golaço de placa.

Vida longa a este grande artista e a este novo projeto, ‘Até amanhã’!

Chico Pinheiro

Ficha Técnica

Ricardo Silveira - guitarra
Nico Assumpção - Baixo
Alex Acunã - bateria
Luiz Avellar - teclado
Russel Ferrante - Teclado
Don Grusin - teclado
Ernie Watts - sax
Paulinho da Costa - percussão

Faixas

1. You Can Get What You Want
2. Sun Splash
3. Mysterious Woman
4. The Rio Thing
5. Magical Fantasy
6. Cats
7. Rhymes
8. Hangin' out
 9.Her Eyes



Nenhum comentário:

Postar um comentário