Translate

quarta-feira, 29 de maio de 2013


ES 175 GIBSON


 
O impacto da Les Paul no mundo do Rock ‘N Roll e do Blues foi absolutamente impactante! No meio jazzístico, o instrumento que teve este mesmo impacto monumental foi a guitarra Gibson ES-175.

Quando a Gibson ES-175 foi lançada, em 1949, ”descartou” a ES-150, que tinha sido o modelo escolhido por inovadores do Jazz como Charlie Christian e Eddie Durham. A ES-175 também apresentou um custo alternativo menor e mais administrável em comparação ao modelo L-5, graças ao seu corpo menor e seu tampo laminado.

Devido à seu apelo superior – uma mistura de confortável tocabilidade e versatilidade sônica – a ES-175 encontrou seu caminho nas mãos e corações de uma geração inteira de guitarristas.

Seu sucesso vai além de todos os gêneros para interpretar o papel de definir o som do Rock mais antigo, quando o guitarrista de Elvis Presley, Scott Moore, adquiriu sua primeira ES-295, essencialmente um modelo baseado na ES-175, porém equipada com dois captadores P-90, e que acompanhou o Rei em seus clássicos lançados pela Sun Records. Outros grandes guitarristas que fizeram história com a ES-175 são Pat Metheny, Joe Pass, Howard Roberts, Keith Richards, e o guitarrista do Yes, Steve Howe.


Corpo e Ferragens


A ES-175 foi a primeira guitarra Gibson a apresentar um Cutaway Florentine embaixo do braço, facilitando o acesso à todos os 20 trastes. Também possui uma ponte de Rosewood esculpida.

Em seus primeiros 4 anos, o modelo vinha com um captador Single-Coil P-90. No começo dos anos 50, mais e mais modelos foram produzidos e vendidos, indicando a rápida ascensão do
modelo ES-175 na popularidade entre os guitarristas.


Em 1953, um modelo de dois captadores foi lançado, disponível nos acabamentos Sunburst e Natural. O modelo teve uma nova atualização em 1957, quando foi produzida com dois captadores Humbucker.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário