Translate

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cifras de Acordes - Parte 3



Continuando nosso estudo sobre cifras de acordes, hoje falaremos sobre os "Acordes Estendidos".

Acompanhe!

Acordes Estendido - Extensão dos acordes

A concepção dos acordes estendidos, na prática, para nós guitarristas, não se aplica integralmente como se expõem na regra que os compõem. A quantidade de intervalos que compõem um acorde de 13ª seria inviável sua execução na guitarra. Leia o texto abaixo e entenda melhor.

Teoria / Regra

Acordes estendidos são intervalos acrescentados às tétrades. Assim como as sétimas são acrescentadas às tríades, os intervalos de 9ª, 11ª e 13 ª são acrescentados as tétrades.

Lembrar que os intervalos citados acima podem aparecer na primeira oitava. Quando na primeira oitava são chamadas de Intervalos Simples e são chamados de 2ª, 4ª e 6ª.


Acordes de 9ª (nona)

Acordes de 9ª são acordes formados por uma tétrade com o acréscimo de uma nona. Quando a sétima for omitida, o acorde não poderá mais ser considerado como um acorde estendido. As 9ªs podem ser adicionadas a qualquer tipo de acorde, porém, são mais comumente utilizados em acordes maiores, dominantes com sétima menor e acordes menores.

Por conta da digitação dos acordes na guitarra, quando há necessidade de omissão de intervalos a 5ª é o intervalo normalmente omitido.

Veja a tabela abaixo:



Acordes de 11ª (décima primeira)

Acordes de 11ª são basicamente acordes de 9ª com a 11ª acrescentada. No entanto, é comum a omissão de algumas notas na execução destes acordes. A 3ª do acorde é normalmente omitida por causa da tensão que cria em relação a 4ª, por isso, a terça é chamada, nestes casos, de nota evitada. 

Exemplo com o acréscimo do intervalo de sétima menor (7- nota Bb)).

C11 sem 3ª = C-(E)-GB ♭-DF ≈ CFGB ♭-D = C9sus4 
C11 sem 3ª e 5ª = C-(E) - (G)-B ♭-DF ≈ CFB♭-D = B ♭ / C 

Se o 9ª for omitida, o acorde já não poderá mais considerado um acorde estendido, mas um acorde com nota adicionada (veja abaixo). Sem o terceiro, este tom adicionado torna-se um acorde 7sus4 (7 acorde suspenso). 

Por exemplo:

C11 = sem 9 - C7add11 = C-E-G-B♭ - F
C7add11 sem 3ª = C-G-B♭ - F = C7sus4

A tabela abaixo apresenta os nomes, símbolos e definições para os vários tipos de acordes décimo primeiro (usando o “C” como tônica).



Lembrar que os intervalos de 11ª mostrados acima, em alguns acordes específicos podem sofrer alterações, ou seja, a décima primeira pode ser sustenizada (#) e ou bemonizada (b).


Acordes de 13ª (décima terceira)

Estes são, teoricamente, acordes de 11ª de com o 13ª (ou 6ª) nota da escala acrescentada. Em outras palavras, teoricamente, eles são constituídos por todas as sete notas de uma escala diatônica de uma só vez. Novamente, é comum deixar algumas notas fora. 

Após a 5 ª, a nota mais comumente omitida é a 11 º (4 º). A 9ª (2ª) também pode ser omitida. A sonoridade muito comum na guitarra para um acorde 13 é apenas a T (tônica), 3ª, 7ª e 13ª (ou 6ª). 

Por exemplo: C-E-Bb-A.

A tabela abaixo apresenta os nomes, símbolos e definições para alguns acordes de 13ª tendo a nota “C” como tônica.



A tabela abaixo apresenta os nomes, símbolos e definições para alguns acordes de 13ª tendo a nota “C” como tônica. Estas definições são as mais utilizadas na grafia das cifras usadas no sistema de grafia dos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário