Wes Montgomery
Wes Montgomery (Indianapolis, Indiana, 6 de Março de 1925 - 15 de Junho de 1968), nome de batismo "John Leslie Wes Montgomery", pode ser considerado um dos maiores guitarrista de jazz norte-americano de todos os tempos.
Filho do meio de três irmãos, todos músicos, mudou-se ainda criança para Ohio. Autodidata, Wes começou a tocar só aos 19 anos, e por influência de Charlie Christian, de quem ouvia os discos e memorizava os solos. Seis meses mais tarde, já tocava profissionalmente.
Wes tocava guitarra de uma maneira pouco ortodoxa, já que usava o polegar em vez da palheta, bem como um modo único de tocar em oitavas ou em block chords,o que tornava a sua guitarra mais expressiva e melodiosa. Muitos guitarristas do jazz atual nomeiam Wes como uma das suas principais influências, entre os quais: Pat Metheny e George Benson.
Sua extrema liberdade e fluidez no instrumento chamaram, desde o início, a atenção de músicos como Cannonball Adderley, e em 1960 lhe valeriam o prêmio New Star da revista DownBeat.
Wes definiu aquela que viria a ser a sonoridade clássica da guitarra de jazz nos anos 60 e tornou famosa a formação Guitarra, Órgão Hammond e bateria (The Wes Montgomery Trio 1959), Wes também interpretou " A day in life" dos Beatles em uma versão jazzística , em seu álbum também nomeado " A day in life".
Discografia
1958 | Far Wes | Pacific Jazz | |
1960 | Body and Soul (live) | Milestone | |
1960 | The Alternative Wes Montgomery | Milestone | |
1960 | The incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery | Riverside/OJC | |
1961 | So much Guitar | Riverside/OJC | |
1961 | Wes and Friends | Milestone | |
1963 | Wes Montgomery with Strings | Riverside/OJC | |
1963 | Portrait of Wes | Riverside/OJC | |
1964 | Movin Wes | Verve | |
1965 | Bumpin | Verve | |
1965 | Impressions | Affinity | |
1965 | Live in Europe | Philology | |
1965 | Smokin' at the Half Note (live) | Verve | |
1966 | Further Adventure with J. Smith and W. Montgomery | Verve | |
1966 | Tequila | Verve | |
1967 | A Day in the Life | A & M
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Muito bom. E o interessante e que e so com o Polegar.
ResponderExcluirJefferson valeu pelo comentário! Essa maneira de tocar influencia músicos pelo mundo todo até hoje.
ExcluirFique atento, neste blog há novidades toda semana, acompanhe!
Um abraço!
Armando Leite