Translate

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Coluna "AMPLITUDE MUSICAL" - Estudar Música


Espaço destinado a curiosidades, esclarecimentos de dúvidas e aspectos gerais, envolvendo os mais variados assuntos referentes a música!

E na estréia da coluna o tema "Estudar Música", dúvidas e questionamentos envolvendo a música!





Estudar Música, por onde começar?


Num determinado momento, influenciado pelos mais variados estímulos, você pensa e decide, “vou começar um curso de música”!

Mas e agora? Música erudita ou música popular? Onde, escola de música ou professor particular? Qual o instrumento? Instrumento caro ou bem barato? Qual modelo, a marca?

 

Essas e outras tantas dúvidas podem aparecer no momento em que você decide estudar e é sobre isso que falaremos a seguir.

Disponibilidade


A primeira coisa que devemos levar em conta quando decidimos estudar música é a distância entre nosso desejo de aprender e a nossa “disponibilidade” de tempo que um curso exige. Com todos esses anos de experiência como professor, vi várias vezes alunos com muita vontade de estudar, mas com uma agenda de horários impossível, que inviabilizava qualquer tentativa no sentido da prática diária dos exercícios.

 

Quando pensarmos em fazer um curso de música, devemos nos perguntar, minha agenda, minha vida, família, trabalho, relacionamentos, permitem que eu me dedique a um curso de música?

Essa resposta pode ser muito útil no processo e sucesso deste curso e evitar que seu sonho de tocar um instrumento musical transforme-se num pesadelo!



Estilo Musical


Popular ou erudito? Sempre tem alguém por perto para dar um “pitaco”, uma sugestão nesse momento. Para quem vai começar, a tarefa de escolher entre um ou outro estilo não é simples assim, você deve perceber o que mais chama sua atenção em termos de instrumento e estilo musical, tentar se ver tocando aquele instrumento e levar em conta também sua viabilidade, como por exemplo o preço, espaço físico para a acomodação do instrumento, se você mora em casa ou apartamento e se o som produzido pelo mesmo pode virar um transtorno e também se existe escola ou professor para você poder aprender.

Conversar com alunos que estudam o mesmo instrumento que você escolheu, pode ser benéfico para ver vantagens e desvantagens acerca da sua escolha. Outra dica importante e perguntar a músicos profissionais daquele instrumento, conselhos e dicas que podem ajudá-lo nos parâmetros finais para sua escolha.

Escola de Música ou Professor Particular



Para obter êxito no objetivo do aprendizado musical e do instrumento é necessário fazer uma boa escolha em relação ao professor. Você pode encontrar bons profissionais tanto nas escolas como com um professor particular, a instituição em si, não é fundamental.

 

O que você deve observar mesmo é o programa de aula, o conteúdo deste, a infra-estrutura material e principalmente a didática.
Procure manter um contato inicial com o professor, saber deste característica que possam ajudá-lo na sua decisão, nas escolas, muitas vezes você obtém as informações iniciais com um recepcionista e isto não tem como dar a perspectiva do professor, comparar é o melhor!

 

O programa de aula deve ser organizado de preferência em níveis de dificuldade progressivos, devem conter informações teóricas, exercícios preparatórios de técnica, assuntos sobre acordes, escalas e principalmente repertório, pois algumas escolas evidenciam tanto os exercícios e deixam para segundo plano o próprio repertório e é bom lembrar que o que nos impulsionou a decisão de aprender musica, foi o desejo de tocar e não de estudar técnica!


Guitarra, qual é a melhor?


Antes de falarmos especificamente da guitarra, gostaria de esclarecer um ponto recorrente na hora da compra ou da escolha do tipo de instrumento que devemos comprar.
Existe uma cultura popular de que antes de estudar guitarra você deva começar primeiro pelo violão.

Didaticamente não temos nenhum registro sobre isto. Cognitivamente, ergonomicamente e de nenhuma outra forma, temos notícias de que essa ordem deva ser respeitada. Muitos pais optam pela compra do violão e colocam os filhos para estudar numa escola, talvez porque algumas crianças mudem de opinião muito facilmente, ou seja, fazem o pai comprar o instrumento, pagar pelo curso e muito rapidamente desiste, causando um gasto desnecessário. Ou seja, se sua decisão for pela guitarra, compre sem medo!

 

Falemos agora sobre a guitarra. Essa, deve ser considerada as questões de preço e custo benefício, que para cada um difere de acordo com sua própria renda.
Modelos mais simples, sem tantos recursos, podem ser mais aconselháveis para quem está começando, recursos como ponte suspensa (Floyd Rose) para quem ainda não tem experiência, não é muito aconselhável.

Guitarras com ponte fixa, são sem duvida nenhuma as melhores. Pesquise, peça opiniões, não seja impulsivo. Procure lojas que permitam testar o instrumento, que você ou alguém de sua confiança possa tocar e chegar a uma escolha segura.
No mercado existem hoje os mais variados modelos e marcas, com a orientação certa você encontrará a guitarra ideal para você começar seus estudos.

 

Então, boa sorte!


 
Texto: Armando Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário