Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013



Fender Telecaster


A Fender Telecaster é um sólido corpo da guitarra elétrica famoso do mundo, chamado de "tabela" no início. Caracteriza-se pela simplicidade do design e do som que você começa a partir dos dois captadores single coil e single coil, que aparecem na maioria de seus modelos, em vez de enrolamento duplo ou humbuckers que apareceram mais tarde em outras guitarras . Este som é considerado particularmente adequado para guitarra ritmo, mas também é usado no soft rock, o rock dos anos 60 ou o punk e new wave, mas acima de tudo é a guitarra elétrica por excelência para a música country.

História

Original Design

Em 1950, Leo Fender criou a primeira guitarra elétrica de corpo sólido chamado Esquire, com o mesmo design do Telecaster, mais tarde, mas com um captador single coil na posição da ponte. No entanto, já incorporado Esquire cavidade de uma pílula suplementar: Corpo Fender empregando a mesma para ambos os modelos.

Em 1951, ele decidiu criar uma nova versão de dois comprimidos: inicialmente, ser nomeado em honra estações radialista, então o maior meio de distribuição de música. Mas as questões de patentes Gretsch, que comercializados a bateria chamado Broadkaster, em 1952, o nome foi finalmente alterada pelo Telecaster, desta vez em honra da televisão cada vez mais popular.

O corpo é geralmente construídas Ash Telecaster. O pescoço é maple ou pau-rosa e é aparafusado ao corpo da guitarra, em vez de ir colando como era tradicionalmente feito antes. Na ausência de um diapasão, como uma peça separada do mastro não podia levar um núcleo de aço inserido para estabilizá-lo, mas, em vez bateu na parte de trás do pescoço de uma tira de madeira. A intenção inicial deste projeto foi criar uma produção guitarra relativamente barata, de fácil montagem e simples ao fazer melhorias ou reparos.

Mas ele também oferece certas qualidades únicas no timbre. Este é nítida e cheia de nuances, com muito boa definição em acordes, e muito percussivo, algo que beneficiou muitos guitarristas e pioneiros da 'n' roll rock como James Burton, que popularizou a técnica de colheita de frango do país este instrumento. Sua assinatura sonora é dada, em grande parte pelo seu design, timbre de madeira e as selas de ponte, que podem ser feitos de aço ou latão, ou uma combinação de ambos os materiais. Este elemento e pílula acompanhante são enviados com uma peça como uma tampa que guitarristas muitas vezes considerado desconfortável e removido por receber o apelido de "cinzeiro", o que prova o seu uso alternativo. O som por dedilhar é definido como "sotaque" queimado e ricos, e é o modelo preferido por muitos guitarristas de ritmo.

Uma boa definição do Telecaster é "uma prancha, um taco de beisebol, seis cordas e parafusos necessários para manter tudo junto", o que dá uma idéia da simplicidade deste modelo, que, juntamente com seu som inconfundível do tornou-se uma guitarra lendária. No entanto, esta ruptura radical com a tradição do clássico luthier inicialmente lhe rendeu algumas comparações depreciativas, de um remo de canoa que de um arado de neve.
Anos mais tarde

Ao longo de sua evolução, a Telecaster sofreu apenas pequenas mudanças em seu design. Durante a década de 50 afetados tintas de acabamento e principalmente originais rapper substituição baquelite branco de plástico um em 1954. Um novo modelo personalizado, em 1958, também incorporou uma escala de jacarandá e aumentou cinco para oito o número de parafusos que seguravam o kicker.

Os comprimidos também foram ligeiramente modificada de 1954, mesmo que o original tinha uma excelente qualidade de som e são altamente apreciados pelos puristas, a introdução de um sensor de nível variável com uma mais aguda.

No final dos anos 60, havia dois modelos Thinline ou corpo semi-sólido, semelhante em conceito ao Gibson ES-335. Em 1972, ele introduziu os modelos Deluxe com captadores de bobina dupla ou humbuckers, e controles semelhantes aos de uma Gibson Les Paul. Clarence White, guitarrista do The Byrds, Gene Parsons e inspirou a concepção de um mecanismo, o B-bender, o que permitiu aumentar o tom da segunda corda, trazendo o timbre da guitarra para um lap steel, apropriado para o país .

No entanto, o elemento que tem sofrido alterações ao longo da vida do cabeçote Telecaster foi protegida por uma patente exclusiva defensa, e um design especial, que serve, de facto, juntamente com o modelo e tipografia do logotipo ao que parece, para o "namoro" do instrumento. Em particular, os modelos produzidos entre 1968 e 1995, são identificados pelo chamado "CBS logo" característica por design em preto com uma faixa de ouro, porque não aparecem as iniciais da empresa: Em 1965, Leo Fender vendeu sua empresa para o Columbia Broadcasting multinacional do sistema e apesar de algum tempo como consultor, ele deixou permanentemente em 1968, em que a qualidade dos instrumentos experimentou um declínio progressivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário