Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Coluna "DISCOS OBRIGATÓRIOS" - Blue Train


Blue Train



Blue Train é o nome do álbum de jazz do saxofonista John Coltrane, lançado em 1957 (veja 1957 na música). Ele é considerado por muitos críticos como sendo o primeiro álbum solo de Coltrane "legítimo", como é também o primeiro dele a ser gravado com todas as músicas de sua escolha.




Todas as músicas foram escritas por Coltrane, com exceção de uma "I'm Old Fashioned" (uma standard de Jerome Kern e Johnny Mercer). A faixa-título é um longo blues ritmicamente variado, com um tema menor que gradualmente vai tornando-se em maior durante o primeiro solo de Coltrane. "Locomotion" é também uma canção em blues.




De qualquer modo, considerando que o próximo LP, Giant Steps, viria mudar a base melódica e harmônica do jazz, Blue Train adere ao estilo hard bop daquela época. É dito que, duas canções, "Moment's Notice" e "Lazy Bird" antecipam a técnica mais tarde conhecida como "Coltrane changes". O musicologista Lewis Porter demonstrou uma relação harmônica entre "Lazy Bird" de Coltrane e "Lazy Bird" de Tadd Dameron.




Blue Train continua um disco extremamente popular, durante uma entrevista em 1960, Coltrane o descreveu como seu álbum favorito até então (Este ou Soultrane).




As 5 faixas originais foram remasterizadas para o CD em 1990. Em 1997, The Ultimate Blue Train foi lançado adicionando duas faixas alternativas com Enhanced CD. Em 2003, a SACD lançou uma versão também, assim como a versão remasterizada de Rudy Van Gelder, que apresentaria o sistema de cópia controlada.





 

2 comentários:

  1. Lembro até hoje de uma audição da escola de música onde eu aprendia a tocar contrabaixo. Uma das primeiras músicas que toquei em uma apresentação no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato em Guarulhos, em 1995.

    ResponderExcluir
  2. Cara essa é a magia da música!
    Valeu pelo comentário e pela visíta ao blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir