Translate

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013




Obs. Esta matéria será apresentada em duas partes.


CAPTADORES

É um dispositivo eletrônico que capta vibrações mecânicas geradas por um instrumento musical (geralmente de cordas, como guitarras, baixos, ou violinos), e as converte em sinais elétricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados.


 
Captadores magnéticos de uma guitarra elétrica.
Da esquerda para a direita, temos um Humbucker
e dois Single Coils.
 



Captadores magnéticos

Captadores eletromagnéticos usam o principio da indução eletromagnética. O captador é composto por um ímã envolto por uma bobina de cobre, e se localiza cravado no corpo do instrumento, próximo às cordas. Quando as cordas vibram, ocorrem alterações no campo magnético gerado pelo ímã, e é gerada uma pequena tensão elétrica, cujo comportamento é análogo à vibração da corda. Dessa forma, o timbre é conservado. O sinal criado é, então, conduzido pelos cabos até o equipamento de amplificação.

Como é necessário produzir uma variação no campo magnético, esse tipo de captador só funciona com cordas metálicas.

Comparação dos captadores
single (simples) e humbucker (duplo).
 

Tensão elétrica

As tensões liberadas pelos captadores variam em torno de 100 mV rms, mas podem chegar a mais de 1 V rms em alguns casos. Alguns captadores de alta tensão utilizam ímãs fortes para captar maiores variações no campo magnético. Em compensação, tais ímãs podem acabar atraindo demais as cordas, e reduzir suas vibrações, fazendo o som perder o sustain (sustentação). Outros captadores conseguem aumentar o sinal utilizando uma quantidade maior de voltas na bobina de cobre. Isso, porém, aumenta a resistência e a impedância, o que pode prejudicar as freqüências mais altas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário