Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


 
O SEGREDO DE BETHOVEN

 

Anna Holtz (Diane Kruger) é uma jovem de 23 anos que sonha em se tornar uma compositora. Como estudante do Conservatório de Música, ela é indicada para um cobiçado cargo em uma editora musical. Devido a uma série de eventos ocasionais ela é designada para trabalhar juntamente a Ludwig van Beethoven (Ed Harris), o mais celebrado artista vivo da época. Inicialmente descrente, Beethoven faz a Anna um desafio de improvisação, no qual ela demonstra sua sensibilidade musical. Beethoven a aceita como escriba, dando início a um forte relacionamento entre os dois.




Informações Técnicas
Título no Brasil:  O Segredo de Beethoven
Título Original:  Copying Beethoven
País de Origem:  EUA / Alemanha
Gênero:  Drama
Classificação etária: 10 anos
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento:  2006
Estréia no Brasil: 22/12/2006
Site Oficial:  http://www.myriadpictures.com/film. php?film=63
Estúdio/Distrib.:  Downtown Filmes
Direção:  Agnieszka Holland


Elenco
Diane Kruger .... Anna Holtz
Ralph Riach .... Wenzel Schlemmer
Matyelok Gibbs .... Old Woman
Ed Harris .... Ludwig van Beethoven
Bill Stewart .... Rudy
Angus Barnett .... Krenski
Viktoria Dihen .... Magda
Phyllida Law .... Mother Canisius
Matthew Goode .... Martin Bauer
Gábor Bohus .... Schuppanzigh
Joe Anderson .... Karl van Beethoven
David Kennedy .... Neighbor
Nicholas Jones .... Archduke Rudolph
Karl Johnson .... Stefan Holtz
László Áron .... Judge





 
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

 

HISTÓRIA E SIGNIFICADO DAS FORMAS MUSICAIS

 


Excelente livro que conta sobre a história da música através dos séculos. Personagens e fatos que ajudarão a compreender melhor a música!

 
As formas, como de resto todas as formas em arte, só podem ser compreendidas e sentidas quando colocadas dentro do contexto cultural da época que as gerou.
Por outro lado, uma obra musical é sempre um todo formado por partes que se relacionam, de diferentes modos, entre si, e com o todo.
O estudo das formas musicais, assim compreendidas, é de importância fundamental para todo interprete, professor, compositor e mesmo para o ouvinte cuja percepção do que há de essencial nas obras que gosta de ouvir ficará, sem dúvida, aguçada!
(Trechos do prefácio do livro)
 
 
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013



Pessoal olá, não percam nesta próxima segunda feira na coluna “LITERUATURA MUSICAL”, mais uma indicação de livro! Imperdível!
Bom final de semana a todos!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013



2000 acessos! Essa é a nossa nova marca!
Pessoal, gostaria muito de agradecer a audiência, as curtidas e os compartilhamentos que todos vocês fizeram!

Uma breve história

A idéia de criar o blog nasceu da falta de oportunidade que tinha às vezes de comentar, divulgar assuntos muito pertinentes com meus alunos durante as aulas.

No processo de ensino, ficamos muitas vezes presos a exercícios técnicos, conceitos e a todo um universo de informações que por falta de tempo, me impediam de falar sobre assuntos muito relevantes para a formação do músico, tais como, guitarristas e seus estilos diferentes, filmes relacionados à música, discos que ouvi durante a minha formação e que contribuíram muito para o meu aprendizado. Então a idéia de fazer o blog foi para complementar esses assuntos que às vezes não temos tempo para abordar na sala de aula.

Então aproveitem tudo e curtam os conteúdos do blog!

Grande abraço a todos!

Armando Leite

Chick Corea - The Elektric Band 1986

 
Uma das maiores bandas "Fusion" dos anos oitenta. Conheça esse som que marcou época!
 
Nove anos após a dissolução da versão final do Return to Forever, Chick Corea terminou um longo período de projetos independentes através da formação de sua banda Elektrik.

Esta formação, versão inicial do grupo, marca o primeiro encontro de Corea com o grande baixista John Patitucci e o baterista Dave Weckl e ainda também com a participação de Carlos Rios e Scott Henderson nas guitarras.
 
Devido à alta musicalidade, a forte personalidade dos músicos e o colorido das composições de Corea, a banda Elektrik rapidamente se tornou um dos maiores grupos de "Fusion" dos anos 80.
 
 
                  Dave Weckl, Scott Henderson, Chick Corea e John Pattitucci

Faixas

01. City Gate
02. Rumble
03. Side Walk
04. Cool Weasel Boogie
05. Got A Match
06. Elektric City
07. No Zone
08. King Cockroach
09. India Town
10. All Love
11. Silver Temple


 
Músicos
 
Chick Corea - keyboards,synth. programming
John Pattitucci - electric & acoustic basses
Dave Weckl - acoustic & electronic drums,percussion
Scott Henderson - guitar (8)
Carlos Rios - guitar (3,4,6)
 
Produzido por Chick Corea
 
 

 
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013




Aprendendo a Compor



A maneira como, neste livro, a composição é abordada, é artesanal e apóia-se na arte de ouvir e interpretar. Nele, não há preferência por qualquer estilo musical: o estilo resulta da experiência e da predileção de cada um. Compor é, ao mesmo tempo, uma atividade e uma maneira de pensar que engloba todos os estilos. As primeiras tentativas nesse terreno podem ser inspiradas por qualquer tipo de música. O que possa ser a música está fora do nosso controle, depende muito do gosto e da experiência da pessoa. Nosso trabalho, como professores, inicia-se no momento em que começamos a dar forma às idéias do aluno, sejam quais forem suas afinidades musicais.

(Texto retirado do prefácio do livro)


Editora: JORGE ZAHAR LV
Coleção: CADERNOS DE MUSICA UNIV
Ano: 1994
Páginas: 100

Preço médio - R$ 40,00 nas livrarias

sábado, 16 de fevereiro de 2013

LITERATURA MUSICAL


Pessoal, não percam nessa Segunda Feira a estréia da coluna "Literatura Musical", trazendo indicações de livros relacionados à música que irão ajudar na formação do guitarrista!

Bom final de semana à todos!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Steve Vai

 
Com dezenas de discos e DVD's em sua imensa carreira, participações em gravações de diversos músicos, artistas, gravou e produziu diversas trilhas sonoras para o cinema, Steve Vai pode ser considerado um dos maiores guitarristas da história, dono de uma musicalidade marcante, técnica inigualável e com isso, angariando o respeito e a consideração dos músicos e da crítica especializada.
 

A quantidade de informações referentes a Steve Vai é tão grande que ficaria muito extensa para a publicação neste blog, por isso sugiro que vocês visitem sua web page, assistam vídeos e ouçam seus principais sucessos para poderem formar uma opinião mais justa e completa desse grande gênio da guitarra.


Steve Vai, nascido em Carle Place, USA, em 6 de junho de 1960. Guitarrista, compositor e produtor musical, ganhador de um prêmio Grammy (entre nove indicações). Guitarrista virtuoso, Steve Vai é considerado pela crítica e pelo público como o melhor guitarrista do mundo ao lado de Joe Satriani. Em 18 setembro de 2009, recebeu do Musicians Institute (MI) o título de doutor em música.

Fonte Wikipedia




 
 
http://www.vai.com/


Não deixem de assistir, Workshop com Steve Vai. Imperdível!
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013




Obs. Esta matéria será apresentada em duas partes.


CAPTADORES

É um dispositivo eletrônico que capta vibrações mecânicas geradas por um instrumento musical (geralmente de cordas, como guitarras, baixos, ou violinos), e as converte em sinais elétricos, que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados.


 
Captadores magnéticos de uma guitarra elétrica.
Da esquerda para a direita, temos um Humbucker
e dois Single Coils.
 



Captadores magnéticos

Captadores eletromagnéticos usam o principio da indução eletromagnética. O captador é composto por um ímã envolto por uma bobina de cobre, e se localiza cravado no corpo do instrumento, próximo às cordas. Quando as cordas vibram, ocorrem alterações no campo magnético gerado pelo ímã, e é gerada uma pequena tensão elétrica, cujo comportamento é análogo à vibração da corda. Dessa forma, o timbre é conservado. O sinal criado é, então, conduzido pelos cabos até o equipamento de amplificação.

Como é necessário produzir uma variação no campo magnético, esse tipo de captador só funciona com cordas metálicas.

Comparação dos captadores
single (simples) e humbucker (duplo).
 

Tensão elétrica

As tensões liberadas pelos captadores variam em torno de 100 mV rms, mas podem chegar a mais de 1 V rms em alguns casos. Alguns captadores de alta tensão utilizam ímãs fortes para captar maiores variações no campo magnético. Em compensação, tais ímãs podem acabar atraindo demais as cordas, e reduzir suas vibrações, fazendo o som perder o sustain (sustentação). Outros captadores conseguem aumentar o sinal utilizando uma quantidade maior de voltas na bobina de cobre. Isso, porém, aumenta a resistência e a impedância, o que pode prejudicar as freqüências mais altas.