Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Palhetas



A palheta está diretamente ligada ao som que produzimos na guitarra. Existindo vários modelos diferentes, conhecer as principais características delas é fundamental para obtermos o timbre desejado.


Espessura das palhetas
Existem inúmeras medidas de palhetas e todas elas nos dão sons diferentes mas, podemos dizer que são divididas em três características básicas: palhetas finas, médias e grossas.


Palhetas finas
São normalmente usadas para tocar acompanhamentos e tem a tendência de tirar um pouco do grave do som. Uma outra característica é que por serem muito flexíveis, não possuem “ataque”.
A medida média de referência é de“.53 m.m.”.





Palhetas médias
Como diz o próprio nome, tem a característica de ter um som equilibrado de todas as frequências, garantindo um timbre satisfatório tocando acompanhamentos e melodias.
A medida média de referência é em torno de  “1 m.m”.





Palhetas grossas
Essas oferecem um som mais grave e são muito procuradas pelos jazzistas. Por sua espessura grossa, quando tocamos um som “limpo” o resultado é excelente porém, quando tocamos com um som “sujo”, temos a sensação de falta de “ataque” na palhetada.

A medida média de referência é de“1.50 m.m.ou acima”.


Forma e modelo
São muitos mas, não há diferenças quanto a isso. O formato da palheta fica mais a caso da preferência e do gosto do guitarrista.