Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sala de Aula


Cifras

Como ler, mistérios e segredos. Conheça um pouco mais sobre esse sistema de grafia musical usado amplamente na música popular e que ainda trás muita discussão e controvérsia quanto a maneira correta de ler e escrever.

Acompanhe o material constante do meu curso de harmonia que trago agora pra ajudar você a se livrar dos apuros na hora de compreender o que "aquela" cifra está pedindo pra você tocar!

Devido a grande quantidade de informação que o assunto exige, trarei esse conteúdo em mais que uma publicação.

Vamos nessa?

Parte 1

Cifras

As cifras são usadas para a representação musical há séculos e nos dias de hoje, ainda continua sendo muito usada. Sua total compreensão facilitará a você, estudante de música, um melhor aproveitamento dos recursos sonoros oferecidos na grafia de uma música.
Tenho que comentar também que não há um consenso, entre as comunidades musicais, sobre qual é a grafia correta das cifras e o que faremos aqui, será apresentar alguns conceitos, tipos de sistemas e grafias existentes, e mostrar o significado dos sinais gráficos mais usados na cifragem dos acordes.

As cifras podem ser encontradas principalmente na música popular e pode ser grafada sozinha, acima da letra de uma música e junto à partitura. Esta forma de grafia indica ao músico, de forma prática, mostrado através da letra correspondente à cifra, de um gráfico, um diagrama mostrando a digitação, como as vozes do acorde deverão ser tocadas, mas, não indica como o acorde será executado pela a mão direta (no caso de um músico destro). A forma que a mão direita executará este acorde ficará a cargo da criatividade do músico executante.


Significado das Cifras
Cada som da escala natural é representado por uma letra do alfabeto.

Cifras
A
B
C
D
E
F
G
Nome das notas
Si
Mi
Sol


Alteração das notas através dos sinais de alteração (sustenidos e bemóis).

Nome da nota
Acidentes Musicais
Naturais
Sustenidos
Bemóis
A
A#
Ab
B
B#
Bb
C
C#
Cb
D
D#
Db
E
E#
Eb
F
F#
Fb
G
G#
Gb


Tipos de Acordes

Os diferentes tipos de acordes estão relacionados com as diferentes características de intervalos que compõem cada acorde. 

Os principais tipos de acordes são: 

• Major, e menor. 
• Aumentado, diminuto, e meio-diminuto. 
• Dominante.

Tríades

Para grafar estes acordes, utiliza-se mais que uma forma. Abaixo alguns dos diferentes símbolos utilizados:

Acorde
Grafia
Análise dos intervalos
Exemplo
Maior
M, maj ou somente a cifra
T 3M 5J
C
Menor
m, mim
T 3b 5J
Cm
Aumentado
aum / aug
T 3M 5#
Caum
Diminuto
dim
T 3b 5b
Cdim


Alguns outros símbolos encontrados na grafia dos acordes:


• Δ símbolo usado às vezes para representar a tríade maior.

• (−) símbolo usado às vezes para representar a tríade menor.

• (+), ou aug, símbolo usado para representar o acorde aumentado.

• o, °, dim, símbolo usado para representar o acorde diminuto.

• ø, ou Ø símbolo usado para representar o acorde meio diminuto.

• dom símbolo usado para representar o acorde dominante.


Dica: Lembrar que quando vemos uma cifra de “C”, devemos subentender diretamente que se trata do acorde de C Maior, que tem os intervalos de Tônica (T), Terça maior (3M) e Quinta Justa (5J), ou seja, na cifragem das tríades só fazemos anotações extras quando houver alterações das terças e quintas.



Informações sobre a cifra do acorde

Maior ou menor

Todas as vezes que vemos referência à expressão “acorde maior ou menor” estamos nos referindo à variação do tipo de terça do acorde, ou seja, se o terceiro grau do acorde é maior ou menor.

Aumentado e Diminuto

Todas as vezes que vemos referência à expressão “acorde aumentado ou acorde diminuto” estamos nos referindo à variação do tipo de quinta do acorde, ou seja, se o quinto grau do acorde é aumentado ou diminuto.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Métodos e Apostilas

Curso de Guitarra para iniciantes



Dividido em dezoito aulas progressivas, o curso aborda leitura, técnica para palhetada alternada, acordes abertos das famílias dos acordes básicos e repertório. Muito bom para àquele aluno que quer começar seus estudos de forma organizada e bem estruturada.
Editoração gráfica e didática de alto nível.
Vai conferir?

Investimento: R$ 30,00
Custos do envio por conta do comprador.
Informações: armandoleite@ig.com.br ou jarmandoleite@gmail.com

segunda-feira, 14 de julho de 2014


Sala de Aula em Vídeo!


Olá galera, novidade na área! É a coluna "Sala de Aula em Vídeo" e na sua estréia trazendo o assunto fundamental do estudo da Harmonia Musical, a Escala Maior!

Dividido em três vídeos, o assunto é tratado em quase 25 minutos de aula. Pra você que quer aprender, conhecer e melhorar sua formação musical é imperdível!

Aproveitem!