Translate

sábado, 21 de dezembro de 2013





Olá pessoal! Gostaria de agradecer a todos que acompanharam o blog durante 2013, esse ano foi muito proveitoso para mim e espero que tenha sido para todos vocês também!

Neste segundo semestre tive algumas dificuldades com o tempo e excesso de trabalho, por isso, acabei me ausentando  um pouco do blog e espero não ter decepcionado ninguém, mas em Fevereiro de 2014 voltaremos com força total!

Desejo que os sonhos não realizados em 2013 possam acontecer em 2014 e que novas perspectivas se abram para você nesse novo ciclo que se inicia.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!


quarta-feira, 20 de novembro de 2013



Biréli Lagrène




Falar de Biréli Lagrène, é falar de virtuosismo precoce.

Nascido na região cigana da Alsácia, rapidamente começou a circular nas altas rodas da música instrumental do mundo, após a gravação do seu 1º disco “Routes To Django”, apenas com 13 anos de idade.

O seu virtuosismo precoce e sua a postura, perante a música do mestre da guitarra Django Reinhardt, ao qual prestava tributo, valeram-lhe a fama de “o novo Django”.

Estava provavelmente no sangue e nas raízes ciganas, tal como estava em Django Reinhardt.

O seu nome aparece ao lado dos grandes vultos do género:

John McLaughlin, Jaco Pastorious ou Al DiMeola. Passa a ser apelidado de “Fenómeno da Guitarra” por John McLaughlin e recebe o reconhecimento geral dos seus parceiros.

Depois de uma experiência bem-sucedida com a música de Frank Sinatra em “Blue Eyes”, Biréli Lagrène dedica-se ao seu Gypsy Project, como forma de homenagem às suas raízes ciganas e consequentemente às composições de Django Reinhardt.

 Biréli Lagrène - uma verdadeira lição de virtuosismo e bom gosto.
  

segunda-feira, 18 de novembro de 2013



Pessoal abaixo segue o texto retirado do próprio site da Berklee falando a respeito do A Modern Method for Guitar, Volume 1. Excelente método de leitura feito específicamente para alunos de guitarra. O método aborda a leitura de melodias, acordes, técnica e músicas em duetos.
 
Para quem quer começar a estudar essa matéria, esse é um bom caminho!


A Modern Method for Guitar, Volume 1
by William Leavitt


 
O método de guitarra de Leavitt, usado como texto básico para a Berklee College of Músic no programa de guitarra, tem resistido ao teste do tempo e ganhou uma legião fiel de alunos e instrutores . Composto por três volumes , este método é um programa de introdução ao curso prático de guitarra abrangente, foi projetado para iniciantes através de níveis avançados de tocar. Volume 1 ensina alunos iniciantes de guitarra de todos os fundamentos que construir uma base sólida de musicalidade , incluindo: escalas , estudos melódicos, acordes e arpejos estudos , exercícios especiais para ambas as mãos , técnicas de acompanhamento , e uma abordagem única para a voz de liderança usando formas de acordes móveis .

BUZZ

" Esses livros sempre contará com a minha " lista de melhores todos os tempos " Todos os três livros devem estar em estante de cada guitarrista - . No meu caso, eles se tornaram uma bíblia musical que certamente irá usar toda a minha vida Para mim esta é a melhor guitarra em geral. método que eu já vi. "


-iBreatheMusic.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013



Ray


Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. 

Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.


Lançamento: 4 de fevereiro de 2005 (2h 32min)
Dirigido por Taylor Hackford
Com: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King mais
Gênero:  Biografia , Drama , Musical
Nacionalidade: EUA


segunda-feira, 21 de outubro de 2013



Pessoal é com muita satisfação que anuncio o mais novo espaço em nosso blog. É a coluna "NOVOS TALENTOS". Espaço reservado para o lançamento de discos, DVDs e novos artistas ligados ao mundo da guitarra.

Então não perca tempo, se você está começando sua carreira e quer lançar seu trabalho por aqui, mande sua música em áudio ou vídeo, que nós tocamos aqui!

E para começar, trago pra vocês Thiago de Paula, guitarrista carioca que está lançando seu primeiro disco, "Hino de Guerra". "EP" com sete faixas e um playback que traz seu estilo e a identidade musical. Confira!

Prestigiem!




Contatos:

Thiago de Paula
(21) 34092909
(21) 8585-9408
email: thiagodp.guitarra@gmail.com
thiaguinhogtr01@hotmail.com

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

 

George Benson & All Jarreau: Givin' it Up



O guitarrista George Benson e o cantor Al Jarreau são parceiros de longa data e não é raro serem convocados para o mesmo festival, como aconteceu aqui mesmo no Brasil, no primeiro Rock In Rio. Lendas vivas do Jazz, os dois decidiram gravar um álbum em conjunto, brincando com as músicas um do outro e fazendo versões para grandes clássicos de outros artistas.

“Givin’ it Up” traz treze canções que irão arrepiar os amantes desse estilo de música e prender a atenção de todos com os novos arranjos e elementos inusitados. Em “Breezin”, imortalizada por Benson, Al Jarreau criou uma letra. Já em “Mornin’”, de Jarreau, Benson faz uma belíssima versão instrumental.

E o repertório todo é assim. Parece que os dois estão apenas se divertindo, passando bons momentos juntos, e até fazem algumas inéditas. Como tudo é festa, chamaram outros amigos para participar como o pianista Herbie Hancock, os baixistas Marcus Miller e Stanley Clarke e os bateristas Vinnie Colaiuta e Michael White.

Com um elenco desses e canções como “Summer Breeze”, “God Bless The Child” e “’Long Come Tutu”, não tem como o trabalho dar errado. Destaque ainda para “Four”, de Miles Davis e “Bring It On To Home”, com participação de ninguém menos do que Paul McCartney. Os mais puristas poderão até torcer o nariz, mas “Givin’ it Up” deve ser, no mínimo, respeitado.

Faixas
01. Breezin’
02. Mornin’
03. Tutu
04. God Bless The Child
05. Summer Breeze
06. All I Am
07. Ordinary People
08. Let It Rain
09. Givin’ It Up For Love
10. Every Time You Go Away
11. Four
12. Don’t Start No Schtuff
13. Bring It On Home To Me


Fonte: Território da Música

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Guthrie Govan

 



Guthrie Govan nasceu em Chelmsford, Essex, na Inglaterra em 27 de dezembro de 1971. Recentemente, foi eleito o guitarrista do ano pela ‘Guitarist Magazine’s’, revista inglesa de referência para músicos no mundo.

Entre 2001 e 2006, Guthrie Govan tocou na banda Ásia. Com seu completo trabalho sobre o álbum ‘Aura’, foi acrescentado ao grupo para a linha de apoio na turnê do novo projeto. Já em 2006, com a saída do tecladista Geoff Downes, o Ásia teve uma reforma em seu line-up e Govan e o outros membros da banda, John Payne e Jay Schellen, formaram o GPS. Ainda em 2006, lançou seu primeiro álbum solo, Erotic Cakes.

Guthrie Govan é conhecido pelos anos como professor de guitarra e por seu bom humor. Ele costuma interagir com o público e fazer piadas durante suas apresentações. “Guthrie Govan dá uma conotação positiva à palavra ‘fritação’”, diz Paul Gilbert, em matéria publicada pela Revista Guitar Player Brasil, em maio de 2012. “É reconfortante ouvir alguém tocar super-rápido e, ao mesmo tempo, com profundidade musical. Um sopro de ar fresco!”.

Gilbert não é o único herói da guitarra que admira o estilo de Guthrie Govan. “O que diferencia Guthrie”, salienta Joe Satriani, “é que não importa o que ele esteja fazendo – palhetadas, tapping, slap, ligados ou o que for –, ele mistura tudo de maneira elegante e domina totalmente cada abordagem. A música soa natural o tempo todo”.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013


Gibson Flying V


O primeiro protótipo desta guitarra foi feito em 1957. Ela, junto com a Futura, X-Plorer e a Moderne, iniciaram uma linha da guitarras modernistas desenhadas pelo então presidente da corporação, Ted McCarty. Estas guitarras vieram com o propósito de dar uma cara mais futurista à Gibson, mas elas inicialmente não vingaram. Depois do seu lançamento, em 1958, a linha foi interrompida em 1959.

No meio dos anos 60, guitarristas como Albert King, Lonnie Mack, Dave Davies, Cadu Hermeto e Jimi Hendrix, na procura de um visual mais arrojado e um som mais poderoso, começaram a usar Flying Vs. O interesse fez com que a Gibson pensasse em relançar o modelo.


E em 1967 ela de fato relançou o modelo, melhorando seu modelo com um escudo maior e mais bonito e trocando a ponte original, que tinha as cordas inseridas pela parte de trás do equipamento, pela ponte tradicional da Gibson. Alguns modelos eram fabricados com um trêmolo; este modelo é agora o padrão para a Flying V ou, como a Gibson agora a chama, V Factor.


Outros fabricantes

Muitas outras marcas de instrumentos copiaram este modelo, muitas adicionando o seu "toque pessoal" para evitar qualquer complicação com a Gibson. Junto com os outros modelos que a Jackson fabricou a que se destaca é a personalizada para Randy Rhoads em 1981. Esta foi a primeira guitarra fabricada pela Jackson e ficou conhecida como "Shark Fin", por ter pontas assimétricas e pontiagudas, levemente curvadas, e corpo menor do que as fabricadas pela Gibson. Seguindo o modelo de Rhoads, a Jackson fabricou outra guitarra para o guitarrista do Ratt, Robbin Crosby e a fabricou com o nome de King V. Também foi fabricada uma guitarra para o guitarrista do Def Leppard, Phil Collen, denominada Jackson PC1, no formato "dinky".

Outros modelos de guitarras em V são os modelos B.C. Rich Kerry King V, Jr. V, e Draco. Alguns outros fabricantes de guitarras em V são Dean, Cort, Antares e Ibanez.


segunda-feira, 30 de setembro de 2013


John McLaughlin Stuttgart 1998 Full Concert.

Assista ao show e veja performances inesquecíveis. Além de McLaughlin, confira a atuação de Gary Thomas, influência fortíssima de Coltrane. Imperdível!
 

John McLaughlin - guitar
Gary Thomas - sax, flute
Matthew Garrison - bass
Jim Beard - keyboards
Dennis Chambers - drums



 

 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013


Pessoal bom dia, essa é para dizer que nosso blog completará seu primeiro ano neste mês.

Até agora foram mais de noventa matérias, trazendo os mais variados temas, dentre eles, vimos grandes nomes da guitarra, da música em diferentes estilos musicais, além das indicações de livros, filmes, documentários e discos.

Gostaria de pedir a todos que acompanham este trabalho, que mandem sugestões de temas para matérias e que participem ativamente no desenvolvimento e construção do blog.

Quero lembrar que a ideia básica da criação deste, foi a de informar meus alunos sobre os mais variados assuntos, acerca do mundo da música e da guitarra e que com o passar do tempo,

tomou proporções muito maiores do que as previstas. Este espaço tornou-se uma ferramenta de utilidade pública e entretenimento para todos!

Sendo assim, convido você a participar deste processo!

Quero também convidá-lo a “curtir” minha Fã Page no Facebook, através deste canal, divulgarei também meu trabalho!

https://www.facebook.com/armandoleiteguitarra

Muito obrigado a todos e continuem prestigiando-nos!

Abraços!
Armando Leite

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Wynton Marsalis and Eric Clapton Play The Blues

Pessoal achei esse trabalho na rede e considero um encontro absolutamente inusitado, gravado em Setembro de 2011. Vale conferir!

Neste dvd-cd, Wynton Marsalis e Eric Clapton, dois gênios da música, apresentam um repertório de canções selecionadas por Clapton e arranjadas por Marsalis, acompanhados pelos membros da Orquestra de Jazz do Lincoln Center.


Nova Iorque, local de excelência para o jazz, tem o blues como figura principal, quando Wynton Marsalis e Eric Clapton se juntaram para tocar no Rose Theater at Frederick P. Rose Hall, casa do Jazz no Lincoln Center para dois shows com ingressos esgotados dedicado ao blues antigo. Certamente uma extraordinária colaboração ao blues,  juntando esses virtuoses musicais com os membros do Jazz at Lincoln Center Orchestra, trouxeram  vida para um repertório de canções selecionadas por Clapton e arranjadas por Marsalis.


Músicas

Ice Cream
Forty-Four
Joe Turner’s Blues
The Last Time
Careless Love
Kidman Blues
LaylaJoliet Bound
Just a Closer Walk with Thee – feat. Taj Mahal
Corrine, Corrina – feat. Taj Mahal


segunda-feira, 23 de setembro de 2013




Herbie Hancock & The New Standard Allstar. Herbie Hancock ao piano, acompanhado de Michael Brecker no saxofone, John Scofield na guitarra, Jack DeJohnette na bateria, Dave Holland no baixo e Don Alias na percussão, apresenta um espetáculo único, apresentado no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça!


quarta-feira, 18 de setembro de 2013


Nirvana Live! Tonight! Sold Out!!

 

 


 
Para os amantes do "Grunge" e especificamente da lendária banda de Seattle, “Nirvana”. Assistam a esse documentário revelador sobre a banda mais famosa do grunge!



Documentário divulgado em 1994 sobre a banda Nirvana trazendo não apenas o perfil de Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Noveselic, mas também músicas como "About a Girl," "Smells Like Teen Spirit," and "Territorial Pissings."




Direção:
Kevin Kerslake, Mark Racco   
Ano: 1994
País: Estados Unidos   
Gênero: Documentário, Musical   
Duração: 102 min. / cor
Título Original: Nirvana Live! Tonight! Sold Out!!  




segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Steve Vai and String Theories para começar a semana em alto astral.

Assista o mago da guitarra num eletrizante show que levou o público ao delírio!

domingo, 15 de setembro de 2013

terça-feira, 10 de setembro de 2013

 

Nelson Faria


O guitarrista e violonista Nelson Faria nasceu em Belo Horizonte no ano de 1963 e ainda criança se mudou para Brasília, onde teve como professor o mestre Sidney Barros (Gamela). Aos vinte anos foi para Los Angeles cursar o G.I.T (Guitar Institute of Technology), onde teve como professores Joe Pass, Scott Henderson e Frank Gambale, entre outros. De volta ao Brasil, Nelson Faria,após vinte anos de muita luta e criação, se tornou um dos músicos mais requisitados para shows e gravações.

Durante esse tempo participou da produção de mais de 50 cd’s, próprios ou como sideman e já se apresentou em mais de dez países, incluindo América do Sul, América do Norte, Europa e Oriente Médio. Nelson já tocou e/ou gravou com artistas como João Bosco, Ivan Lins, Gonzalo Rubalcaba, Lisa Ono, Milton Nascimento, Edú Lobo, Cássia Eller, Jerzy Milewski, Paulo Moura, Toninho Horta, Antonio Adolfo, Carlos Malta, Nivaldo Ornelas, Ana Caram, Mauricio Einhorn, Nico Assumpção e Wagner Tiso, entre outros.

Em 2001, Nelson morou por 6 meses em Nova Iorque, onde participou do "BMI Jazz Workshops" sob auspício da Bolsa Virtuose -Ministério da Cultura. Lá teve como professores Manny Albam, Jim McNeely e Michael Abene. Durante este período também estudou em aulas particulares com Manny Albam.

Como educador, Nelson lecionou por 12 anos na Universidade Estácio de Sá, e deu workshops e clinicas na International Association of Jazz Educators, Berklee College of Music, Manhattan School of Music, University of South Califórnia e o Guitar Institute of Technology entre outros. Nelson Faria assina uma coluna mensal na revista Guitar Class falando sobre música brasileira.

Discografia

1993         Ioiô     Perfil Musical
1998         Beatles, um Tributo Brasileiro (duo com José Namem)     Solo Music
1999         Janelas Abertas ( duo com Carol Saboya)     Lumiar Discos
2000         Três /Three     Independente
2002         Nelson Faria     Independente


sexta-feira, 6 de setembro de 2013