Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MAIS E MELHORES BLUES


 
 


Mo' Better Blues (Mais e Melhores Blues), drama lançado em 1990, dirigido por Spike Lee e estrelado por Denzel Washington, Spike Lee e Wesley Snipes.

 
Ainda muito jovem, o pequeno Bleek Gilliam (Denzel Washington) era forçado pelos pais a estudar trompete, o que não lhe deixava tempo nenhum para ser criança e brincar com os amigos. Os anos se passaram e finalmente Bleek realiza o sonho de seus pais, tornando-se trompetista profissional.


Mas uma forte rivalidade com o saxofonista Shadow Henderson (Wesley Snipes), parece crescer a cada dia, assumindo proporções catastróficas. E, além disso, o estranho Giant (Spike Lee), amigo e empresário de Bleek, é viciado em jogo, causando sérios problemas para todos os músicos da banda.



Elenco


Denzel Washington — Bleek Gilliam
Spike Lee — Giant
Wesley Snipes — Shadow Henderson
Giancarlo Esposito — Left Hand Lacey
Robin Harris — Butterbean Jones
Joie Lee — Indigo Downes
Bill Nunn — Bottom Hammer
John Turturro — Moe Flatbush
Dick Anthony Williams — Big Stop Williams
Cynda Williams — Clarke Bentancourt
Nicholas Turturro — Josh Flatbush
Jeff 'Tain' Watts — Rhythm Jones
Samuel L. Jackson — Madlock
Leonard L. Thomas — Rod
Charlie Murphy — Eggy
Coati Mundi - Roberto


 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

NOSSAS FÉRIAS - FELIZ 2013!





Pessoal gostaria muito de agradecer a audiência do Blog neste ano e dizer que o número de acessos vem crescendo mês a mês. Dizer também que na próxima sexta feira (28/12/2012) sairá nossa última matéria do ano na coluna “Filmes e Documentários Históricos”.
Em 2013 teremos muitas novidades, entretenimento e informação, aguardem!
Ficaremos de férias durante o mês de Janeiro de 2013 (ninguém é de ferro) voltando com as publicações a partir de Fevereiro de 2013!
Boas Festas, Feliz Natal e Próspero Ano Novo a Todos!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Hermeto Pascoal - Slaves Mass

 
 
 
 
                                                    
Hermeto Pascoal, (nascido em Olho d'Água das Flores e criado na Lagoa da Canoa, 22 de junho de 1936) é um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos.Compositor arranjador e multi-instrumentista, toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais.

Criatividade e musicalidade acima da média, seu nome carrega as mais variadas histórias e lendas dos seus feitos incríveis.

Em sua carreia gravou mais de vinte discos, trazemos a indicação de um que acredito ser um dos melhores na sua vasta  obra.


 
 
 
“Slaves Mass” (1977), de Hermeto Pascoal
 
Todas as músicas e arranjos são de autoria de Hermeto Pascoal e este é se segundo disco gravado nos EUA.
 
Hermeto toca piano acústico, fender, Rhodes, Recorder, Clavinete, Sax soprano, Flauta e violão.
 
Nome das músicas:
 
1. Tacho
2. Missa dos Escravos
3. Chorinho Pra Ele
4. Cannon (Dedicado à Cannonball Adderley)
5. Escuta Meu Piano
6. Aquela Valsa
7. Geléia De Cereja
 
 

Músicos:
 
Raul de Souza - trombone
David Amaro - guitarra
Ron Carter - baixo
Alphonso Johnson - baixo na faixa 1
Airto Moreira - bateria, percussão e efeitos com porcos na faixa 2
Chester Thompson - bateria na faixa 1
Flora Purim - vocais nas faixas 2 e 4
Hermeto Pascoal,Hugo Fattoruso,Raul de Souza,Laudir de Oliveira e Airto
Moreira - vocais na faixa 4



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

JOHN SCOFIELD



John Scofield nasceu em Dayton, Ohio, em 26 de dezembro de 1951 e é um dos maiores nomes da atualidade na arte da improvisação na guitarra. Guitarrista, produtor, compositor entre outras coisas mais, possui dezenas de discos e DVD's em sua carreira.

Conheça mais sobre esse gênio da guitarra!



John começou a tocar guitarra aos 11 anos de idade.

Após conhecer a música de Wes Montgomery, Jim Hall e Pat Martino começou a se interessar por jazz. De 1970 a 1973 estudou no afamado Berklee College of Music em Boston.

Entre seus professores estava Gary Burton, com o qual ele tocou no futuro.




Após ficar conhecido como membro da banda de Billy Cobham e George Duke tocou com vários nomes de peso tais como Charles Mingus, Herbie Hancock, Chick Corea, Joe Henderson, Pat Metheny, Gerry Mulligan, McCoy Tyner, Jim Hall e Chet Baker.

Entre 1982 e 1986 tocou com Miles Davis.




Em seu disco "Überjam", de 2002, ao final da faixa "Offspring", pode-se ouvir o trecho inicial da canção "Adeus Maria-Fulô", como gravado pela banda brasileira Os Mutantes, em seu disco de estreia, "Os Mutantes", de 1968.


 
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MODELOS e suas HISTÓRIAS - A Stratocaster

 


A História da Stratocaster



Fender Stratocaster - Modelo de guitarra elétrica desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e fabricada até os dias de hoje.

Ficou famosa por ter sido a guitarra de Jimi Hendrix e Rory Gallagher nos anos 60.



A Hisória da Stratocaster


A Fender Stratocaster, também conhecida como "Strato" no Brasil, é um modelo de guitarra elétrica criada por Leo Fender, George Fullerton, e Freddie Tavares em 1954, produzida pela Fender Musical Instruments Corporation até os dias de hoje. O modelo apresenta double-cutaway (recorte duplo), com o cutaway superior maior que o inferior para balancear o peso da guitarra. A Stratocaster é utilizada por vários guitarristas que ao longo da história gravaram diversos clássicos com o modelo. Juntamente com a Gibson Les Paul e a Fender Telecaster, é um dos três modelos mais famosos de guitarra.

O design da Stratocaster tem sido copiado e modificado constantemente. É possível ver muitos modelos parecidos ou até mesmo com o mesmo design de outros fabricantes de guitarra.

Originalmente, a Stratocaster era feita na cor Sunburst de 2 cores, num corpo de Ash, braço em Maple (Bordo) de peça única contendo 21 trastes, marcações estilo "bolinha" na escala e tarrachas Kluson até 1956, quando a Fender começou a utilizar Alder na produção dos corpos. Havia outras cores que não eram padrão e só eram feitas através de encomendas, até 1960. Esses modelos sob encomenda eram quase todos pintados com tinta automotiva produzida pela Dupont e encareciam a guitarra em 5%. O escudo de uma única camada, fixado com 8 parafusos permitiu que a parte eletronica dos captadores ficasse protegida (expondo somente o jack/conector fêmea) e proporcionando uma proteção prática já que para ter acesso à fiação dos captadores só é preciso retirar o escudo. Subsequentemente o design da Stratocaster (da Fender e das cópias de outras marcas) melhorou bastante o som e a qualidade do instrumento mas as Fenders antigas, ou vintages, ainda têm um valor bem alto no mercado, pois são raras e muitos músicos preferem o timbre dos instrumentos vintage.

O nome "Strat," apesar de ser registrado pela Fender Musical Instrument Corporation, é utilizado genericamente para se referir a qualquer modelo que remeta ao original, independente do produtor.

As cinco décadas da Fender Stratocaster inspiraram o jornalista Tom Wheeler a escrever o livro "The Stratocaster Chronicles", com fotos e depoimentos de designers, executivos de empresas e músicos sobre o modelo de instrumento.

Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro dos baixos Jazz Bass. A linha ficou conhecida como Southern Cross. O grande responsável por isso foi Carlos Assale, que anteriormente já tinha sido responsável pelas primeiras guitarras dignas desse nome no Brasil: as guitarras Dolphin.

 
 

Característica Sonora

 
 
 
As Stratocaster têm seu timbre "quack", caracterizado pela cavidade do trêmulo e sua parte/bloco de metal, sua madeira, seu corte, seus captadores e seu braço, mais longo do que as Gibson Les Paul e seu headstock (cabeça).

As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupá, cedro, poplar, freijó, basswood, swamp ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e sua densidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash (dependendo da densidade deste, que varia muito). O modelo padrão da Stratocaster possui três captadores (ponte, meio e braço) os quais podem ser combinados de 5 maneiras diferentes, proporcionando uma variedade enorme de timbres.



Alguns guitarristas que stratocaster

John Frusciante Red Hot Chili Peppers


                                                           Tom Delonge Blink 182



                                                           David Gilmour - Pink Floyd



                                                        Mark Knopfler - Dire Straits


                                                                  Yngwie Malmsteen