Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COLUNA “FILMES E DOCUMENTÁRIOS HISTÓRICOS”


Espaço destinado para a indicação e divulgação de filmes e documentários históricos. Histórias e artistas que marcaram época com seus trabalhos! Confiram!

Na estréia da coluna o filme “ROUND  MIDNIGHT” em portugues “Por volta da meia noite”.

O filme conta a história de um jovem francês fanático por jazz que, quando um velho e decadente músico americano passa uma temporada em Paris, aproxima-se dele e acaba oferecendo-lhe ajuda. O músico Dexter Gordon interpreta o jazzista solitário e alcoólatra. Por sua vez, a trajetória desse personagem foi baseada em fatos reais da vida do pianista Bud Powell e do saxofonista Lester Young. "Por Volta da Meia-Noite" recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora.

FICHA TÉCNICA
 
Diretor: Bertrand Tavernier

Elenco: Dexter Gordon, Francois Cluzet, Lonette McKee, Christine Pascal, Sandra Reaves-Phillips.

Produção: Irwin Winkler

Roteiro: David Rayfiel, Bertrand Tavernier

Fotografia: Bruno De Keyzer

Trilha Sonora: Herbie Hancock

Duração: 131 min.

Ano: 1986

País: EUA/FRA

Gênero: Musical

Cor: Colorido

Distribuidora: Não definida

Classificação: 18 anos
 
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coluna – DISCOS OBRIGATÓRIOS




Espaço voltado para a divulgação de discos que por sua relevância e contexto, tornam-se obrigatórios para aqueles que gostam de boa música e para os estudantes que querem aprender e aumentar seu universo musical!

E como estréia da coluna, começamos com o disco “I CAN SEE YOUR HOUSE FROM HERE”, álbum de jazz gravado em 1994, pelos guitarristas John Scofield e Pat Metheny.

Esses dois gênios da guitarra, certamente darão muito que falar em nosso blog, são dois grandes instrumentistas, compositores, arranjadores e donos de estilos de improvisação que dão certamente ótimas dissertações para mestrados nas faculdades.

No método “Como Improvisar Jazz e Tocar” de Jamey Aebersold há uma lista de discos e compositores, sugeridos pelo autor como discos obrigatórios para a formação de estudantes e apreciadores da arte da improvisação, nessa mesma lista aparece o disco “I CAN SEE YOUR HOUSE FROM HERE”, lista esta formada por saxofonistas, trompetistas, pianistas e muito poucos guitarristas, imaginem a importância deste trabalho?

Ficha Técnica:

Faixas:
    "I Can See Your House From Here" (Scofield) – 7:43
    "The Red One" (Metheny) – 4:17
    "No Matter What" (Scofield) – 7:14
    "Everybody's Party" (Scofield) – 6:15
    "Message To My Friend" (Metheny) – 6:09
    "No Way Jose" (Scofield) – 7:18
    "Say The Brother's Name" (Metheny) – 7:18
    "S.C.O." (Metheny) – 4:41
    "Quiet Rising" (Metheny) – 5:26
    "One Way To Be" (Scofield) – 5:45
    "You Speak My Language" (Scofield) – 6:57

Músicos:
    John Scofield - electric & steel-string acoustic guitars
    Pat Metheny - electric & nylon-string acoustic guitars, guitar synthesizer
    Steve Swallow - acoustic & electric bass
    Bill Stewart - drums

Bom pessoal é ouvir, conhecer e conferir essa obra prima musical!

Bom divertimento e bons estudos!


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Guitarrista do Mês - GEORGE BENSON



George Benson é sem dúvida nenhuma, um dos maiores artista da história, guitarrista primoroso, tocando de forma única e dono de uma voz inconfundível, tem mais de cinqüenta anos de carreira somando dezenas de discos, DVD’s, shows e turnês pelo mundo todo.


Abaixo algumas informações sobre esse gênio da música mundial.

Benson nasceu em Pittsburgh, em 22 de março de 1943, numa família de refinados músicos amadores. Aos seis anos já tinha começado a se apresentar ao público. Um ano depois, sua mãe se casou com um eletricista que também tocava guitarra de jazz amplificada. O jovem George implorou ao padrasto que lhe ensinasse a tocar. Infelizmente, suas mãos eram pequenas demais para alcançar o instrumento em toda a sua extensão e ele acabou ganhando um ukulele (pequeno violão de quatro cordas). Mesmo assim, alguns anos mais tarde, Benson ganhou a sua primeira guitarra. Em 1953 - ainda com 10 - ele gravou o single "She Makes Me Mad" nos estúdios da RCA.
Em 1963, Benson lança seu primeiro disco, "The New Boss Guitar Of George Benson", pelo selo Prestige, passando ainda por diversas gravadoras durante a década de 60. Até que em 1971, ele assina pela gravadora CTI, onde o produtor Creed Taylor tenta promover um novo estilo musical, fundindo jazz e pop. Pela CTI, Benson começa a crescer cada vez mais no mundo da música e em 1975, ele alcança seu primeiro sucesso com "Supership". A partir de 1976 Benson redirecionou sua carreira completamente deixando de lado o jazz e caminhando para o pop.
Ao longo dos anos, Benson continuou gravando diversos sucessos, entre eles, "This Masquarade", "Breezin", "In Flight", "Nature Boy" e "On Broadway". Até que em 1980, seu disco "Give Me The Night" (produzido por Quincy Jones), conquista o Grammy, com uma suave e dançante combinação musical. Hits floresciam rapidamente na vida de George Benson nos anos 80.
Em 1981, "Turn Your Love Around" chegou ao top 30 inglês, enquanto que em 1982, "Never Give Up On A Good Thing" se saiu melhor ainda, chegando a 14ª posição.
Fonte – Wikipédia


Vídeo youtube “This Masquerade” George Benson


Site www.georgebenson.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

LANÇAMENTO DO BLOG



Olá pessoal, essa é para anunciar o lançamento do meu blog “armandoleiteguitarra.blogspot.com.br”.
É um espaço destinado ao mundo da guitarra, com informações sobre guitarristas, aulas, o instrumento, vídeos, discos e muito mais!
As informações serão organizadas em colunas mensais, de forma objetiva e simples.
E para começar, a matéria será na coluna “GUITARRISTA DO MÊS” falando sobre “George Benson”
Fique ligado e acompanhe as novidades!

Um abraço e até mais!
Armando Leite